Lei Aldir Blanc - Premiação Pesquisa Artística
Muito feliz em contar a todos que minha dissertação foi premiada pela Lei Aldir Blanc, no edital 23 - Premiação Pesquisa Artístico-cultural
A pesquisa intitulada "AÇÕES AUTORAIS EM MEDIAÇÃO: um estudo sobre processos criativos através da apropriação no Instituto Inhotim" trata sobre ações desenvolvidas de modo autoral por educadores, no âmbito das práticas educativas em museus. Essa prática, de forma semelhante à criação artística, se dá por meio da apropriação de diversos fatores que tornam possível a autoria do educador, em um processo de reescrita. A pesquisa permeia as etapas e modos envolvidos no processo de criação dessas ações de maneira teórica e prática. A teoria é levantada por meio da discussão da autoria em mediação, das tensões existentes entre as relações de poder envolvidas no meio artístico e a partir de analogias entre o processo criativo do artista e o processo criativo do educador e, a prática, por meio de pesquisa de campo no educativo do Instituto Inhotim, com a análise das ativações realizadas no Instituto. As ações autorais em mediação cultural funcionam como mais uma estratégia dentro do contexto educativo, dentre os vários modelos existentes, que, guiadas pela liberdade e valorização do trabalho do educador e no respeito ao público como fruidor autônomo, dotado de conhecimentos e corresponsável por seu aprendizado, podem ajudar a superar alguns problemas enfrentados no campo da mediação cultural em exposições de artes.
Palavras-chave: ações autorais; mediação cultural; apropriação; educador; Instituto Inhotim;
"AÇÕES AUTORAIS EM MEDIAÇÃO: um estudo sobre processos criativos através da apropriação no Instituto Inhotim" foi defendida em 2019 e indicada para publicação, no Mestrado em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais.
A premiação tem o apoio de Secult e Governo de Minas Gerais + Secretaria Especial da Cultura + Ministério do Turismo + Brasil Governo Federal
Abaixo, deixo o link com o arquivo em pdf disponível para download
https://we.tl/t-E1XtCm2YIJ
Comentários
Postar um comentário